BLOG

A Sustentabilidade do Aço Inoxidável

aço inoxidável é considerado o metal mais sustentável entre os que estão disponíveis no mercado por ser um insumo ecologicamente correto. Ele apresenta um teor reciclado de 60% e é 100% reciclável. Além disso, a sustentabilidade do aço inox ainda se reforça por sua reutilização e sua matéria quimicamente segura.Além disso, a reciclagem do aço inox pode ser feita infinitas vezes.

O aço é 100% reciclável. Sua sucata pode ser transformada infinitas vezes em um novo aço sem perda de qualidade. O metal pode ser fabricado a partir da combinação minério de ferro e carvão, aquecidos em alto-forno, ou por meio da reciclagem da sucata de aço, feita em forno elétrico.

O uso da sucata na fabricação de aço reduz os impactos ambientais. Na reciclagem, o consumo de energia elétrica chega a ser 80% menor. “Sendo o material reciclado quimicamente próximo dos materiais de seu ciclo comum, eles consomem menos energia e provocam um menor impacto ambiental”, relata José Antônio Costa Perez, doutor em Geociências e Meio Ambiente.
O processo de reciclagem também ajuda na preservação dos recursos naturais, pois evita a extração de matéria-prima, o que reduz ainda as emissões de CO2.

Atualmente, o aço é o material mais reciclado do mundo, declara Cristina Yuan, do Instituto Aço Brasil. Contudo, não existem ações governamentais nesse sentido. A adoção de medidas de estímulo, como deduções fiscais e políticas para renovação da frota de veículos e para o descarte adequado de eletrodomésticos (usando os produtos velhos a base de troca por novos) seriam muito bem vindas.

Por Ricardo Ricchini

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário