BLOG

Como higienizar corretamente objetos e móveis em aço inoxidável?

|

A higienização de qualquer tipo de utensílio é muito importante, não apenas pensando na estética do objeto, mas principalmente para não acumular sujeira, poeira e bactérias. Todas essas impurezas podem provocar doenças para as pessoas.

Por isso, é muito significativo manter a limpeza dos instrumentos que possuímos, seja dentro de residências, comércios ou indústrias.  Esse hábito crucial garante principalmente o tempo de durabilidade dos objetos.

A imagem mostra uma mesa de procedimentos veterinários com prateleira em Inox.

Com móveis e objetos de aço inoxidável não é diferente. Ainda que os utensílios produzidos com esse material vantajoso, tenha um ótimo tempo de durabilidade, a limpeza deles é imprescindível para que sejam conservados e se mantenham em ótimo estado para serem utilizados por um longo tempo.

Por esse motivo, hoje você vai aprender como higienizar de forma adequada utensílios e móveis de aço inoxidável, além de entender o porquê o aço inoxidável é tão resistente e merece cuidados.

 

Aço inoxidável: Qual o motivo de ser tão durável?

O aço inoxidável, ou aço inox como também é muito conhecido, possui uma liga metálica mais enriquecida do que o aço comum. O aço inox é composto de ferro; cromo; carbono; níquel e outros elementos. Uma das grandes características é que o aço inoxidável não enferruja, e se mantém protegido contra a corrosão.

O metal cromo é o responsável por essa resistência. Este metal forma uma película de óxido de cromo sobre a superfície do aço, assim o material se torna impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais.

 

Maneiras de higienizar utensílios de aço inoxidável

Ter utensílios de aço inox é um grande investimento que vale a pena, por isso é importante cuidar muito bem deles, a começar da limpeza de aço inox, que é bastante simples e você aprenderá agora. Continue a leitura e conheça as principais maneiras de fazer a higienização dos seus objetos e móveis de aço inoxidável.

 

Limpeza rotineira: Água morna e detergente neutro

É muito importante manter os seus objetos de aço inox higienizados após todas as vezes em que forem utilizados. Para isso basta fazer uma solução concentrada, utilizando água morna e algum detergente neutro. Com o auxílio de uma um pano de microfibra ou de uma esponja de nylon (utilizando a parte amarela), aplique a solução no seu utensílio fazendo movimentos uniformes, após isso verifique se toda superfície foi coberta.

Depois de realizar esse procedimento, enxágue imediatamente e antes que a água seque, utilize um pano úmido, para tirar o excesso de água. Finalize a secagem com um pano absorvente. Não se esqueça de secar bem todas as partes do objeto ou móvel, para evitar que se forme manchas deixadas por gotículas de água.

 

– Leia também:
>>> Qual a importância do aço inox para ambiente estéril?

 

Limpeza moderada removendo manchas e resíduos: Bicarbonato de sódio, álcool e vinagre

Para remover manchas, utilizar o vinagre sozinho é uma ótima solução. Para isso, molhe um pano de microfibra com vinagre e passe em cima das manchas. Após isso, enxague bem os locais e enxugue com um pano macio.

Para realizar a limpeza de mesa em aço inoxidável, por exemplo, retirando sujeiras e resíduos que firmaram na peça, você precisa fazer uma solução de 500 ml de água morna com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, e colocar a solução sobre os resíduos, deixando de molho. Após isso, enxágue e seque com um pano macio, além de soltar as sujeiras, essa solução garante brilho para o utensílio.

Outra alternativa para a limpeza de mesa em inox, é fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e álcool. Utilize um pano macio ou a parte amarela de uma esponja de nylon e passe a mistura na superfície do aço inox. Evite fazer movimentos circulares, pois eles podem provocar danos irreversíveis, após isso basta enxaguar a peça com água, preferencialmente morna, e secar com um pano. Lembrando que essas dicas servem para qualquer tipo de utensílio.

 

Limpeza pesada, retirando gorduras e queimaduras: Água, vinagre, detergente neutro e bicarbonato de sódio

Devido à alta concentração de ácido acético, que desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores, o vinagre branco de álcool se torna um excelente produto para limpeza, pois é neutro e não possui corantes.

Utilize ele para ajudar a desengordurar superfícies, adicione quatro colheres desse vinagre em uma panela com água e leve essa mistura ao fogo até ferver, quando levantar fervura, despeje sobre a superfície desejada e deixe de molho. Quando esfriar lave o utensílio somente com água e detergente neutro.

Para remover queimaduras é necessário cobrir a região queimada com bicarbonato de sódio, umedecê-la com água e deixar agir por cerca de duas horas. O resíduo sairá sem esforço, além de deixar a parte tratada brilhando.

 

Dicas extras para limpar e conservar seus objetos de aço inoxidável

  • Faça a limpeza periódica dos seus produtos em aço inox. Ao evitar o acúmulo de sujeira, fica muito mais fácil fazer a higienização, além de prolongar a vida útil dos seus objetos.
  • Não utilize cloro, água sanitária, inflamáveis ou que contenham silicone, para realizar a limpeza.
  • Nunca use palhas de aço para a limpeza, pois elas riscam as peças de forma irreversível.
  • No momento da limpeza evite esfregar fazendo movimentos bruscos ou rápidos demais. Mesmo que você esteja usando um pano macio, movimentos pesados podem danificar os seus produtos.
  • Sempre seque as peças de inox, pois é importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície.
  • Guarde os móveis e/ou objetos de inox em local seguro e longe da poeira.
  • Na hora de guardar, não empilhe objetos em cima das peças de inox, elas podem riscar o aço inoxidável.

A imagem mostra uma mesa de atendimento veterinário com pia, feita de inox.

Adquirir objetos e móveis em aço inoxidável é na Sica Inox

Agora que você já conferiu diversas recomendações para conseguir fazer a higienização de mesa cirúrgica em inox, por exemplo, e tantos outros objetos que são produzidos com esse aço de qualidade elevada, onde adquirir utensílios de inox é muito importante para garantir a qualidade das peças.

Comprar utensílios de aço inoxidável na Sica Inox é sinônimo de produtos eficazes, resistentes e de alta qualidade, pois a Sica Inox está há mais de 20 anos nesse ramo, trabalhando nos produtos com alta tecnologia, como: cortes a laser e dobra em CNC.

Não perca a oportunidade de comprar de quem é especialista no assunto. Aqui na Sica Inox, você pode adquirir mesa cirúrgica em inox, lavatórios de campanha, prateleiras, além de outros utensílios de linha industrial; linha pet; veterinária; hospitalar; cozinha e hotelaria.

 

– Leia também:
>>> Principais objetos em inox para ambientes estéreis

>>> Uso Típico dos Aços Inoxidáveis

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário