BLOG

O que é uma Sala Limpa?

Você sabia que pessoas também são responsáveis pelas partículas de sujeira que podem estar sobre superfícies ou no ar? Isso porque nós liberamos essas partículas pela escamação da pele, fios de cabelo, respiração e até mesmo pelo uso de produtos cosméticos.

Porém, quando se trata de testes ou manufaturas de produtos nos quais não pode haver perigo de interferência no resultado, é utilizado o que chamamos de sala limpa.

imagem de funcionários trabalhando dentro de uma Sala Limpa

Sendo a sala limpa um ambiente controlado no qual se evita ao máximo a contaminação por qualquer partícula, vamos entender neste artigo sua funcionalidade, importância e muito mais!

 

O que é Sala Limpa?

Também chamada de área limpa, a sala limpa é um lugar fundamental para as indústrias, uma vez que possui limpeza do ar, temperatura, umidade, pressão, partículas e fluxo de ar controlados, monitorados e registrados. Desta forma, é possível a fabricação de produtos de forma higiênica, impedindo que modificações aconteçam no produto e garantindo que ele chegue com qualidade e segurança ao consumidor.

Clean rooms (salas limpas) são comuns em laboratórios, indústrias farmacêuticas, de bebidas, cosméticas, alimentícias, eletrônicas, hospitais entre outras empresas que necessitam.

Elas são necessárias para que as condições do produto, como textura, coloração etc. não sofra alterações, além de evitar qualquer tipo de contaminação no processo de fabricação, precisamente pelo fato de serem ambientes controlados.

Para que haja excelência no seu papel, deve-se destacar outros pontos das salas limpas. São eles: superfícies lisas e de limpeza fácil, acabamento correto e agilidade tanto na instalação quanto na manutenção.

 

Limpeza das Salas Limpas

Uma vez que são ambientes que necessitam de um alto controle, a limpeza chega a ser rigorosa a um nível muitas vezes maior que o de uma sala de cirurgia, por exemplo. As normas que devem ser cumpridas neste caso são:

  1. Vestimentas para operadores;
  2. Procedimentos que visam o bom e adequado funcionamento da sala;
  3. Tecnologia de ponta para manter o ar limpo;
  4. Especificações de ensaio, monitoramento e operações.

Esses cuidados devem ser tomados principalmente no planejamento de uma sala limpa. Há diferentes ambientes que precisam de limpeza especial, por exemplo ambulatórios, buscando-se evitar que ocorram contaminações no material manipulado.

 

Leia também:
>>> Higienização das mãos na assistência à saúde

 

Classificação das Salas Limpas

As salas limpas seguem um nível de adequação estabelecidos pelos seguintes parâmetros:

  • Normas técnicas da ABNT;
  • Normas técnicas da ISO;
  • Normas do FDA (USA) e GMP (Europa);
  • Normas legislativas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As classificações possuem padrões estipulados pela International Standars Organization (ISSO), que criou uma comissão técnica e grupos de trabalho a fim de descrever um conjunto de normas e aplicabilidade próprios.

A mais utilizada é a ISO 14644, que separa as salas limpas em nove classes, seguindo a quantidade de partículas existentes por metro cúbico. Dessa forma, a sala de classe 1 é considerada a mais limpa, enquanto vai ficando “menos limpa” em direção ao 9.

As classificações seguem a pureza do ar exigida segundo as necessidades e aplicações a qual a clean room será utilizada.

 

Materiais utilizados em Salas Limpas

Juntamente do projeto de sala limpa é realizado uma análise sobre as atividades que serão exercidas no ambiente. Com isso em mãos, são definidos os materiais necessários na utilização de uma sala limpa.

Em indústrias, por exemplo, a maior parte dos materiais são de aço branco, inox e visores de vidro, tanto para divisórias quanto para portas e forro em chapa de aço.

Isso permite que haja menos possibilidade de contaminação, e tais tipos de materiais também estão presentes, por exemplo, em Pass Through para salas limpas — que servem como áreas de transferência para materiais de um ambiente a outro.

 

O que é Pass Through?

past hrough para sala limpa

Servindo como área de transferência de materiais, a função do Pass Through é vedar a entrada de sujeiras e impurezas em áreas assépticas, impedindo assim a contaminação cruzada. Ideal para salas limpas, o Pass Through é feito em aço inoxidável de alta qualidade, com portas em vidro 4mm.

Sua instalação é fácil de ser realizada, graças a abas para fixação e é ideal para drywall, paredes de gesso e, também, de alvenaria.

É possível adquirir este produto aqui na Sica Inox com diversos acessórios opcionais:

  • Sistema de aviso luminoso que indica se uma das portas está aberta;
  • Aviso sonoro;
  • Sistema de intertravamento, o qual impede que as portas sejam abertas ao mesmo tempo;
  • Sistema de intertravamento com Touch Less;
  • Lâmpada UV que auxilia no impedimento de proliferação de germes e bactérias. Além do mais, a radiação UV elimina em 30 segundos até 99,9% o vírus da Covid-19.

 

Características técnicas do Pass Through

  • Uso Indicado: Interno;
  • Material: Aço inoxidável;
  • Marca: Sica Inox;
  • Medidas: 50 x 50 x 50 cm ou confeccionado sob medida;
  • Ambiente indicado: ambientes herméticos, livre de contaminação;
  • Garantia do Fabricante: 6 meses.

 

Comprar Pass Through para Sala Limpa

Na Sica Inox, os produtos são confeccionados com a melhor tecnologia do mercado. Os cortes são feitos a laser e dobragem CNC, dando ao produto final um acabamento impecável e com alta qualidade.

No mercado desde 1994 e líder de mercado sul-americano na fabricação de mobiliário e equipamentos em aço inox, a Sica Inox desenvolve, cria e aperfeiçoa ideias e projetos na área hospitalar, veterinária, odontológica e industrial.

Com o objetivo de atender plenamente as expectativas dos nossos clientes, buscamos sempre melhorar nossos processos de produção. Tudo isso para garantir o melhor para nossos clientes.

Confira mais sobre Pass Through para sala limpa no nosso site e não deixe de conferir novidades aqui no blog!

 

Leia também:
>>> Por que um pass through para sala limpa em aço inoxidável é a melhor opção?

>>> Barreira Sanitária em Indústrias

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário