BLOG

O que limpa inox?

|

O que você vai encontrar neste artigo:

 

A indústria desenvolveu diversas formas de aço inoxidável com especificidades que as tornam ideais para inúmeros fins. Você tem desde utensílios de casa, passando por consultórios médicos, indústria farmacêutica, decoração, arquitetura, enfim, é um campo bem amplo. Em todos eles há um interesse em comum: deixar a parte visível brilhando de limpa. 

Dificilmente as estruturas de aço inoxidável vão sofrer pela ação corrosiva, no entanto, é importante utilizar produtos que retiram marcas ou manchas.

Imagem de tampo em aço inox

Além disso, sua liga de ferro, cromo e outros minérios apresenta aberturas microscópicas, que em contato com o ar ficam expostas à oxidação. Isso vai exigir o uso de soluções capazes de prevenir essa ação corrosiva, aumentar ainda mais a vida útil e deixar aquela peça com o melhor aspecto possível. 

Descubra o que limpa inox, quais produtos você não deve utilizar e mantenha a sua peça impecável. 

 

Porque usar produtos ideais para o aço inox

Na maioria dos casos, as peças de aço inoxidável apresentam algum tipo de ferrugem ou mancha não por conta de sua qualidade inferior ou resistência ruim, mas sim pelo uso inadequado de produtos ou práticas para sua manutenção. 

Quando se usa produtos ideais, a superfície pode ser limpa facilmente, mesmo se estiver em condições favoráveis a sua contaminação por agentes externos. Determinados produtos ainda agem reforçando a película externa, evitando que contaminantes de difícil remoção prejudiquem a peça. 

 

– Leia também:

>>> Aço inoxidável: descubra as características do produto e suas aplicações em diversos ramos

 

O que evitar na limpeza do aço inox

O primeiro passo é saber o que evitar para não prejudicar ou manchar ao invés de limpar. São esses produtos:

 

Produtos a base de Cloro

Produtos à base de cloro são bastante corrosivos, mas são comumente utilizados em alguns segmentos por causa da sua capacidade de esterilização. 

Se puder evitá-los, ótimo, se não, por conta da higienização, o ideal é fazer o enxágue completo. 

 

Produtos químicos e ácidos 

Alguns detergentes e produtos de limpeza profunda possuem como base determinados ácidos, como acético, que agem reduzindo a película de proteção, fazendo com que o aço possa sofrer com agentes externos. Alvejantes, dependendo da concentração, também prejudicam o aço inox.

 

Produtos abrasivos

Saponáceos, ceras e determinados polidores são muito prejudiciais ao aço inoxidável, pois eliminam a camada externa de cromo, dando brecha para a oxidação. Evite-os a todo custo. 

Outros agentes como sal e altas temperaturas também podem dissolver a camada externa. O ideal é utilizar algum produto extra para evitar a maresia, por exemplo.

 

Lã de aço 

A lã de aço ou mesmo a parte verde da esponja pode riscar a superfície e comprometer a estética da peça. Daí a necessidade de usar pano liso na limpeza, lubrificação e lustração. 

 

O que limpa inox

Entre os produtos mais interessantes para limpar inox, temos:

 

Produtos a base de amônia

Sabão neutro e detergentes à base de amônia fazem a limpeza superficial das estruturas de aço inox. É ideal para manter a limpeza periódica em locais que não sujam muito ou que apenas acumulam poeira. Nesses casos é fundamental o enxágue e a secagem. Ao secar a estrutura com pano liso, você evita o aparecimento de manchas na superfície. 

 

Alguns álcoois

Determinados tipos de álcool também podem ser usados na limpeza. Entre eles o Butanol (álcool butílico), o álcool de diacetona e o metanol (álcool metílico).

 

Solvente de acetato

Esse tipo de solvente não agride a película de cromo se usado em pequenas quantidades. A boa notícia é que há no mercado fórmulas orgânicas, menos abrasivas. 

 

Água morna e bicarbonato de sódio

Essa solução serve para limpezas mais profundas, para retirada de manchas ou quando a peça perdeu a cor por conta do calor. Basta misturar água morna com bicarbonato até formar uma pasta e aplicar sobre a superfície em movimentos circulares. Depois é só retirar a pasta com pano úmido e passar um pano seco para dar brilho. 

 

Quais cuidados ter com a estrutura de aço inox 

 

Imagem produtos em aço inox

O aço inoxidável apresenta uma película para manter sua resistência à corrosão, no entanto é necessário o tratamento e alguns cuidados. São eles:

 

Evite o acúmulo de poeira

O acúmulo de poeira pode comprometer a camada de cromo, visto que ela pode absorver elementos contaminantes corrosivos, além de reter umidade do ambiente. Com isso pode gerar pontos de ferrugem. 

Na maioria das vezes basta um pano seco para limpar esse tipo de resíduo. É a manutenção preventiva básica para qualquer peça de metal e não só de inox.  

 

Use óleos para acabamento inox

Os óleos lubrificantes proporcionam uma camada extra de proteção, evitam a ação de agentes corrosivos e ainda dão maior brilho. 

 

Evite o contato com o sal 

Essa é uma sugestão para áreas litorâneas, visto que a maresia pode danificar o aço inox. Por isso, uma boa lubrificação aumenta a vida útil das superfícies metálicas. 

 

Evite o contato com o aço comum ou ferro

Os equipamentos e demais peças de aço inoxidável não podem permanecer em contato com o aço comum ou ferro por tempo prolongado, sobretudo em locais úmidos. Mesmo um pequeno pedaço ou uma lã de aço pode contribuir para a ferrugem no aço inox quando há contato prolongado. 

Como visto, o aço inox é um material resistente, funcional, mas exige cuidados para que sua vida útil e beleza se mantenham por longos períodos. São cuidados simples, mas que trazem uma série de benefícios independente de como o metal está instalado ou sua finalidade. 

A Sica Inox está há mais de 20 anos no mercado, trabalhando com alta tecnologia em cortes a laser e dobra em CNC, nos utensílios de aço inoxidável e projetos personalizados em aço inoxidável. Conheça nossos produtos!

 

– Leia também:

>>> Qual a importância do aço inox para ambiente estéril?

>>> Chapas de aço Inoxidável e Suas Características

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário