BLOG

Por que um pass through para sala limpa em aço inoxidável é a melhor opção?

Sua empresa tem um espaço seguro e organizado para trabalhar com a passagem de materiais e produtos de um espaço para outro? Quando falamos de negócios que atuam em segmentos de mercado que precisam manusear substâncias com muito cuidado, devido a possíveis contaminações ou por outros motivos, essa questão é ainda mais importante. Alguns equipamentos ajudam a preparar esse ambiente ideal, e ao escolhê-los, a tecnologia e a qualidade devem estar em primeiro lugar! Pensando em tudo isso, nós hoje explicamos por que um Pass Through para Sala Limpa em aço inoxidável é a melhor opção para sua empresa e a melhor resposta para a pergunta inicial!

past hrough para sala limpa

Neste artigo, você entende o que é o Pass Through e o que significa o conceito de Sala Limpa, bem como as utilidades desse equipamento, os acessórios que acompanham e as vantagens de introduzir um Pass Through de aço inoxidável e tecnologia de ponta na rotina de produção do negócio. Confira!

 

Entenda: por que um pass through para sala limpa em aço inoxidável é a melhor opção?

O Pass Through para sala limpa em aço inoxidável é um passo além no controle e na boa execução de atividades industriais que precisam de limpeza, segurança e organização de excelência. O Pass Through representa um salto qualitativo para qualquer empresa! Entenda porquê.

 

O que é Pass Through?

Pass Through pode ser entendido como “atravessar”, se traduzirmos livremente. Porém, dentro da linguagem industrial, o termo está mais relacionado à ideia de uma “caixa de passagem”. Ele possui duas portas, que ficam em lados opostos, e permitem a colocar e retirar materiais. O objetivo do Pass Through é servir como um meio seguro para transferir materiais de um ambiente para outro. Durante a sua fabricação, há um cuidado rigoroso com a vedação da estrutura, eliminando qualquer chance de alguma substância entrar ou sair da caixa enquanto é feita a transferência.

Em alguns instantes, o Pass Through realiza a esterilização do material que será transferido. Dessa forma, ele garante que não haverá contaminação cruzada ou outro tipo de transmissão de substâncias indesejadas entre ambientes. Essa transferência feita pelo Pass Through é geralmente utilizada por empresas para passar materiais de ambiente externo para uma Sala Limpa ou vice-versa. Mas o que é, afinal, uma Sala Limpa?

 

O que é Sala Limpa?

A Sala Limpa é um espaço hermeticamente fechado, isto é, completamente isolado de outras áreas. Esse ambiente requer um controle minucioso de concentração de partículas, fluxo de ar, temperatura, umidade, ruídos, entrada de luz e outros pontos. É justamente por exigir um cuidado tão grande que as Salas Limpas não podem ser equipadas com qualquer tipo de instrumento de manuseio. Pequenos descuidos podem trazer prejuízos financeiros, problemas com clientes e até mesmo riscos de segurança e saúde, dependendo do ramo de atuação da empresa.

 

Leia também:
>>> Higienização das mãos na assistência à saúde

 

Para que serve Pass Through?

Negócios de diferentes nichos de mercado podem usar e se beneficiar de um Pass Through para sala limpa em aço inoxidável. Quando pensamos em contaminação e Salas Limpas, é fácil associar o Pass Through com empresas laboratoriais e hospitalares, em geral. De fato, essas áreas de mercado utilizam amplamente caixas de esterilização e passagem de materiais. Por trabalharem com substâncias muito específicas, que podem estar diretamente ligadas à saúde de pacientes, empresas desses ramos encontram no Pass Through uma ótima solução para suas necessidades.

Porém, as utilidades do Pass Through vão muito além dessas duas áreas: o segmento automotivo utiliza o equipamento durante o processo de montagem de veículos para eliminar o contato das peças com a poeira; restaurantes e outros estabelecimentos do ramo alimentício contam com Pass Through na hora de conservar a temperatura dos alimentos, sejam eles quentes ou frios; além das indústrias farmacêutica, veterinária, cosmética e muitas outras.

 

Como funciona o Pass Through?

Cada porta de vidro fica de um lado, ou seja, uma em cada ambiente. Ao abrir uma das portas, a outra deve permanecer fechada até que a primeira se feche novamente. Assim, o ar de um ambiente não será transmitido ao outro. Após o término da esterilização, a pessoa que estiver do outro lado poderá abrir a porta de vidro para retirar com segurança o material esterilizado.

 

Acessórios do Pass Through

Antes de mais nada, é importante dizer que o Pass Through para sala limpa em aço inoxidável pode ser feito sob medida, dada a variedade de proporções de ambientes e a necessidade de atender o pedido do cliente da melhor forma possível. Além disso, é possível adquirir o Pass Through em seu modelo mais básico ou adicionar acessórios e itens que conferem ainda mais qualidade ao seu funcionamento.

Você pode incluir os sistemas de aviso sonoro e luminoso, que são acionados sempre que uma das portas de vidro estiver aberta. Dessa forma, não haverá riscos de as duas portas serem abertas simultaneamente por engano. Além disso, existem os sistemas de intertravamento, que impossibilitam a abertura da segunda porta. É mais segurança para as atividades do dia a dia.

Por fim, o Pass Through pode estar acompanhado de lâmpada UV, que reforça a eliminação de germes e bactérias do produto colocado no equipamento. Vale ressaltar que a lâmpada UV também garante mais tranquilidade quando o assunto é Covid-19: a tecnologia UV elimina o vírus em 99% em apenas 30 segundos.

 

Quais são as vantagens do aço inoxidável?

Diferentes materiais podem ser usados na fabricação do Pass Through, mas o aço inoxidável é o melhor deles. A alta qualidade do equipamento é revertida em mais segurança no momento de usar o Pass Through, que, com o aço inoxidável, consegue vedar e isolar muito melhor o produto a ser esterilizado.

Vale destacar também que o aço inoxidável tem uma durabilidade muito maior quando comparado a outros materiais. Para além da garantia do fabricante, a combinação de cromo e ferro que gera o aço inoxidável conserva muito bem suas propriedades, não sofrendo a ação de agentes corrosivos por longos períodos.

Outra combinação excelente é entre um Pass Through para sala limpa em aço inoxidável com tecnologia de ponta. O Pass Through precisa estar acompanhado de recursos inteligentes, que aumentem a segurança e facilitem o uso do equipamento.

Quando você escolhe um Pass Through para sala limpa em aço inoxidável da Sica Inox, não é apenas um equipamento, mas sim credibilidade e tradição de uma empresa que está a quase 30 anos fornecendo equipamentos de qualidade para o mercado, além de liderar o mercado de aço inox na América do Sul. Acesse o portfólio e saiba como nossos produtos podem te ajudar!

 

Leia também:
>>> Lavatórios Cirúrgicos em Inox: o que são e para que servem

>>> Uso Típico dos Aços Inoxidáveis

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário