BLOG

Quais os cuidados para montar uma cozinha industrial?

A cozinha industrial é o investimento essencial para empresas do segmento de alimentação. Para montar uma completa, que atenda todas as necessidades e cumpra normas da vigilância sanitária, é muito importante ter alguns cuidados.

Aqui, listamos todos os cuidados que devem ser tomados para montar uma cozinha industrial. Continue a leitura e confira!

Imagem de uma cozinha industrial

Cuidados para montar cozinha industrial

Existem cinco cuidados principais que precisam ser tomados para garantir uma cozinha industrial completa e segura. A seguir, indicamos quais são eles:

 

  1. Planejamento do local da cozinha industrial

Antes de iniciar a montagem, é essencial ter um planejamento do local da cozinha industrial. Recomenda-se que o local ofereça espaço físico necessário para instalação de todos os equipamentos que a cozinha precisa.

Mas como ter um planejamento? Simples: contrate um arquiteto para desenvolver um projeto. Normalmente, esse profissional atua junto ao chef de cozinha para estabelecer um planejamento que seja o melhor possível, considerando diferentes necessidades.

 

  1. Equacione necessidade de energia elétrica e ventilação

A cozinha industrial demanda um consumo de energia elétrica alto por conta dos equipamentos utilizados na área. São freezers, geladeiras, fritadeiras, processadores, centrífugas, entre outros.

É fundamental que a estrutura elétrica do local seja bem equacionada e com instalações adequadas, para evitar o risco de choque, curto-circuito e incêndios. Assim o ambiente se torna muito mais seguro.

Além disso, também se deve considerar a ventilação da cozinha industrial. Graças a ela é possível tornar o ambiente mais agradável para os funcionários, com maior conforto térmico. 

Uma boa ventilação também evita o acúmulo de fumaça e gordura no ambiente. Portanto, os exaustores são indispensáveis e devem fazer parte de seu projeto de cozinha industrial.

 

  1. Defina equipamentos e onde os instalará

Outro cuidado para montar uma cozinha industrial perfeita é definir quais equipamentos utilizará e onde fará a instalação, para ter um melhor aproveitamento do espaço.

No que se refere aos equipamentos, é essencial considerar as atividades que realizará para definir quais são fundamentais para a rotina da cozinha industrial. Prefira os equipamentos de fácil limpeza, porque simplificam o trabalho de sua equipe e agilizam a realização do trabalho.

Sobre os locais de instalação, deve-se aproveitá-lo ao máximo, por isso se recomenda utilizar projetos personalizados ou móveis feitos sob medida. Esse detalhe faz a diferença principalmente quando se trabalha com espaços reduzidos, possibilitando montar uma cozinha funcional e completa.

 

  1. Atente-se ao cumprimento de normas sanitárias

Toda cozinha industrial precisa cumprir normas sanitárias, atendendo leis e regulamentações de órgãos fiscalizadores. Caso não as cumpra, o estabelecimento pode ser autuado com multas de valores altos. 

Em ocorrências mais graves, há o risco de o local ser fechado pela vigilância, sem poder atuar até que regularize a situação. Mas quais são as normas sanitárias recomendadas? A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lista como principais:

  • Eliminar pragas (baratas e ratos, por exemplo);
  • Ter uma fonte de água potável e confiável;
  • Não manter animais domésticos na cozinha industrial;
  • Utilizar revestimentos adequados;
  • Ter equipamentos adequados para as atividades na área, como os com risco reduzido de contaminação e de refrigeração.

Para verificar quais são todas as recomendações, consulte a cartilha de vigilância sanitária da Anvisa!

 

  1. Utilize equipamentos de qualidade e adequados para cozinha industrial

A cozinha industrial completa precisa ter uma lista de equipamentos para que a equipe e chef consigam realizar as atividades adequadamente. Ao montá-la, escolha sempre itens de qualidade superior!

Os equipamentos em aço inoxidável para cozinha industrial são as melhores alternativas para o ambiente! Trata-se de uma opção que possui excelente custo-benefício, valendo a pena o investimento. 

Entre os principais equipamentos, destaque para a mesa de manipulação em inox, bem como para as cubas de inox para pia de cozinha. Há, ainda, a bancada inox, pia, entre outros móveis.

A quantidade de equipamentos varia de acordo com o porte da cozinha e atividade realizada, se preparo de refeições ou lanches, por exemplo. Um chef ou outro profissional especializado na área saberá indicar quais são os essenciais.

 

– Leia também:
>>> Calha Úmida, produto ideal para quem quer uma cozinha moderna e funcional

 

Por que usar equipamentos de inox para cozinha industrial?

Os equipamentos de inox são as melhores escolhas para cozinhas industriais porque oferecem vantagens importantes em relação aos demais materiais. Confira quais são as principais:

 

Maior vida útil

Equipamentos confeccionados com aço inoxidável, como a pia inox, possuem maior vida útil porque o material é durável e resistente a oxidações. Na prática, isso significa que ele não enferruja com facilidade.

Esse é um dos principais motivos para que os móveis industriais em aço inoxidável sejam indicados para a cozinha! Eles permanecem em perfeito estado mesmo se entrarem em conta direto com a umidade e água com frequência.

 

Menor risco de contaminação de alimentos

O aço inox é um material higiênico e apresenta baixo risco de contaminação de alimentos. Isto se deve ao fato de o metal ter superfície com baixa rugosidade, evitando o acúmulo de bactérias.

Por isso, são investimentos perfeitos para a cozinha industrial, contribuindo para o cumprimento de normas de vigilância sanitária, de modo a reduzir o risco de intoxicações ou de interferência de sabor em pratos.

 

Manutenção descomplicada

A manutenção de equipamentos de aço inox é descomplicada, normalmente feita em poucas etapas e com poucos produtos. Por isso, é o investimento ideal para facilitar o trabalho da equipe, de modo a aumentar sua produtividade no dia a dia.

 

Resistência a variações de temperatura

O inox também chama a atenção e se destaca por ter uma boa resistência a variação de temperaturas sem apresentar danos. Logo, é a alternativa perfeita para quem busca equipamentos duráveis, que não precisem de trocas ou consertos frequentemente.

 

Principais opções de equipamentos para cozinha industrial

Há várias alternativas de equipamentos para cozinha industrial que podem fazer parte de seu projeto, como os gaveteiros, prateleiras, rodízios giratórios e as cubas para pia de cozinha inox.

Outras opções são mesas de manipulação e lavatórios, que são essenciais para o dia a dia da cozinha industrial. O melhor? Dá para garanti-los em aço inoxidável com a SICA INOX! Entre em contato e saiba mais sobre essa alternativa para sua empresa!

 

– Leia também:
>>> Inovação na Decoração Moderna

>>> As torneiras “inteligentes” e o consumo consciente da água

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário