BLOG

Qual a diferença do lava mãos para o lavatório?

|

Tanto o lava mãos quanto o lavatório industrial são fundamentais em ambientes em que se é demandado muita higiene e limpeza, como em hospitais, laboratórios, clínicas, indústrias e até mesmo cozinhas.

Mas qual a diferença entre os dois? Você sabe qual o melhor para o que você precisa? Continue a leitura e fique por dentro de tudo que você precisa saber!

Pessoa lavando as mãos.

O que é um lavatório para indústria?

O lavatório industrial em inox é essencial para ambientes em que a higienização coletiva é imprescindível para o bom funcionamento, como até mesmo em lugares públicos.

O lavatório industrial tem a vantagem de ocupar um espaço menor. Outro fato que merece ser destacado é o aço inox, um material que apresenta muitas vantagens em seu uso.

O aço inox é um material verde, ou seja, sustentável e, ainda por cima, é resistente à corrosão. Isso possibilita com que o próprio lavatório em inox para indústria seja higienizado constantemente.

Isso significa que o material proporciona um ambiente higiênico e sem dificuldades para limpar resíduos que formam ao passar do uso do mesmo. Além disso, ele não solta partículas.

Ele tem alta durabilidade, é resistente em questões de temperatura, além de ter uma assepsia bem simples, portanto, o risco de contaminação é praticamente zero, fator primordial em um ambiente industrial.

Imagem. Lavatório Industrial inox

É por isso que devemos frisar a importância do lavatório para indústria, uma vez que os utensílios e principalmente as mãos devem estar impecáveis, diminuindo a chance de problemas posteriores.

Para fazer a limpeza de um lavatório inox para indústria é bem simples, já que existem produtos de limpeza especializados nesse tipo de material, facilitando ainda mais o processo.

O caminho mais fácil também é o suficiente: água e sabão com um pano macio, mas é claro que em ambiente industrial a limpeza deve ser mais rigorosa e, portanto, o indicado é utilizar os próprios produtos direcionados ao inox. 

Por fim, ainda é interessante mencionar que o material inox é super adaptável, isto é, ele é moderno e bonito, contribuindo também esteticamente com a indústria ou o ambiente que for recebê-lo. 

 

O que é um lava mãos?

Já o lava mãos é uma barreira sanitária. Apesar de se assemelhar a uma simples pia de banheiro, algumas informações são importantes de ter em mente antes de comprar esse equipamento.

O lava mãos costuma ter torneiras automáticas ou com outro tipo de acionamento – com pedal ou com o joelho -, uma vez que, se você acionar com as mãos a torneira, isso pode proporcionar uma contaminação cruzada, o que não é recomendado.

Essa é a principal diferença entre uma pia e um lava mãos, por isso é recomendado para ambientes hospitalares e industriais, diferentes do modelo convencional visto em banheiros comuns.

É comum de ser visto em ambientes de indústria alimentícia, por exemplo, onde os trabalhadores devem manter uma assepsia rigorosa por estarem em constante contato com o produto. 

Imagem. Lava mãos eletrônico

Leia também:

>>> Qual a importância do aço inox para ambiente estéril?

 

Por que o aço inox é primordial em ambiente industrial?

O composto formado por ferro, carbono, níquel e cromo é um material altamente resistente ao calor, corrosão e à contaminação. Todos elementos mais do que importantes para as fábricas.

No entanto, são alguns modelos de aços disponíveis para o ambiente industrial, conheça alguns:

  • Austeníticos: é o modelo mais resistente à corrosão, já que possui ferro, níquel e o cromo na composição. Por isso, é comum encontrá-lo em indústrias petroquímicas, farmacêutica, hospitalar, química, alimentícia e até mesmo aeroespacial;
  • Martensíticos: é um aço que possui a característica de ter um resfriamento mais rápido pela sua composição material. É um aço de usinagem fácil, ou seja, muito presente na indústria médica, na indústria aeroespacial e na cutelaria;
  • Ferríticos: este aço pode ser considerado por muitos um modelo mais inferior, uma vez que ele apresenta uma magnitude, no entanto, ele é extremamente útil no setor industrial, como no ramo automobilístico;

Esse material é de suma importância nas indústrias alimentícias, por exemplo. Ele é o preferido para tanques de armazenamento e de industrialização dos alimentos. Tudo isso porque ele evita qualquer tipo de contaminação.

Além disso, mais ainda do que as outras, as indústrias de alimentos devem seguir regras e normas para garantir a higiene interna e externa. Ainda é entendido que, seguindo essas predeterminações, as indústrias reduzem o custo de produção dos alimentos e garantem a qualidade final do produto, como deve ser.

 

Por que é tão importante a lavagem das mãos nas indústrias?

O que foi ensinado na pandemia, ficou de lição para uma vida toda. Já se é sabido que os vírus permanecem por horas ou até mesmo dias nas superfícies, ou seja, basicamente em tudo que encostamos. 

Esse é apenas um dos fatores que frisam a importância de lavar as mãos em ambientes industriais. Além de evitar a propagação do vírus, é importante também para ficar protegido de problemas dermatológicos comuns.

Nessa lista estão as dermatites de contato, por exemplo. Essa é uma doença comum ocasionada por contato frequente com solventes e agentes de limpeza, coisas que são fáceis de encontrar em um ambiente industrial.

Ou seja, apenas lavando a mão com frequência, você evita irritações, erupções na pele, ressecamento e até mesmo rachaduras cutâneas.  

 

Sica Inox é a melhor opção!

Imagem lavatório

Agora que você já sabe tudo sobre o lava mãos, o lavatório, a importância do inox e da lavagem correta das mãos, basta você escolher qual melhor combina com o seu perfil e a sua necessidade.

Na Sica Inox você encontra os melhores produtos, com qualidade e melhor custo-benefício. Acesse o site e compre sem sair de casa, garanta o melhor para você e o seu negócio!

 

Leia também:

>>> A Sustentabilidade do Aço Inoxidável

>>> Aço inoxidável: descubra as características do produto e suas aplicações em diversos ramos

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário