BLOG

Qual a importância do aço inox para ambiente estéril?

Se você trabalha em uma empresa da área clínica, como hospitais e consultórios, a preocupação em garantir a melhor higienização para ambiente estéril está sempre presente no dia a dia. O cumprimento dessa exigência passa por profissionais experientes e qualificados; equipamentos e produtos apropriados; e fiscalização de supervisores. Tudo visando, é claro, o melhor atendimento ao público. Porém, um fator que pode não ter sido incluído no seu negócio no momento de preparação do ambiente estéril são os móveis. Eles influenciam diretamente na qualidade da higienização – e quando falamos em ambiente estéril, o aço inox apresenta o melhor resultado, tornando-se um material necessário e vantajoso. Mas e a importância do aço inox para ambiente estéril?

Imagem de produtos em inox para ambientes estéreis

A capacidade de não oxidar, ou seja, não enferrujar ou corroer, está relacionada com a composição química desse tipo de aço. Os dois principais componentes do aço inoxidável são o ferro e o cromo, por vezes também somados ao níquel. Esses elementos explicam o comportamento passivo do aço inoxidável na presença de oxigênio e também a resistência à água e outras substâncias.

O aço inoxidável se tornou uma peça fundamental para diversos ramos da indústria, que se beneficiam largamente de seu uso, seja para a utilização em processos de aquecimento, resfriamento e conservação, por exemplo. As oportunidades encontradas no aço inoxidável são aproveitadas por organizações do setor alimentício, laboratorial e de muitos outros. Entenda, afinal, a importância do aço inoxidável para ambiente estéril e como o setor clínico avança ao lado dessa possibilidade!

 

Aço inox para ambiente estéril: confira porque é necessário e vantajoso!

 

Por que é necessário utilizar aço inox?

Proporcionar um ambiente limpo e seguro é o ponto de partida para qualquer organização que atua na área clínica. Afinal, hospitais e consultórios não lidam com um “público”, na forma generalizada do termo – mas com pacientes. E a saúde de um paciente deve ser sempre a prioridade. Logo, é preciso equipar salas de atendimento e exame, por exemplo, com instrumentos e móveis que possam ser bem esterilizados e não transmitam nada além de segurança para as pessoas. Dar atenção a isso é, sem dúvidas, colocar o bem-estar em primeiro lugar.

Todo aparato hospitalar e laboratorial que utiliza o aço inox como matéria-prima em sua fabricação tem uma qualidade excelente no aspecto higienização. Por conta dos fatores mencionados no início – resistência à corrosão e à ferrugem -, produtos de aço inox não sofrem mutação e não transferem elementos da sua composição ao entrarem em contato com a maioria das substâncias presentes em um ambiente clínico. A proteção é testada e comprovada! Mesmo após frequentes esterilizações, o aço inox se mantém íntegro.

 

Por que é vantajoso utilizar aço inox?

Garantida a proteção, é também oportuno escolher a opção mais vantajosa para a sua empresa. Afinal, você e sua equipe têm a possibilidade de equipar seu ambiente estéril com um material de fácil higienização e esterilização. O aço inox une o útil ao agradável! Além de simplificar o trabalho dos colaboradores da limpeza, o aço inox tem uma vantagem que faz toda a diferença na prática: sua superfície tem baixa rugosidade, qualidade que evita o acúmulo de microorganismos. Menos sujeira e menos chances de contaminação.

Além disso, não podemos deixar de considerar o aspecto sustentável do aço inox, que, por conta de sua composição química, é 100% reciclável. Essa é uma questão relevante, inclusive, para a construção de uma boa imagem para a empresa. O processo de fabricação do material também tem impacto positivo: a etapa de aquecimento dos elementos é feita, em geral, a partir de carvão mineral. Investir em qualidade e sustentabilidade é sempre revertido em bons resultados. Comprove você mesmo!

 

– Leia também:
>>> Principais objetos em inox para ambientes estéreis

 

Como fazer a limpeza de aço inox para ambiente estéril?

Os procedimentos adotados para a esterilização de móveis em inox são, em geral, os mesmos adotados para outros materiais. É comum a utilização do calor para higienizar, podendo ser calor seco (estufa), a 170°C ou 160°C  – respectivamente, por 1h ou 1h30 -, ou calor úmido (autoclave), a aproximadamente 120°C por 15 minutos. Tomando os cuidados adequados durante o período de higienização, os móveis de aço inox rapidamente estarão prontos para uso.

 

Como fazer a manutenção de aço inox para ambiente estéril?

Aqui nós trazemos mais vantagens para o seu negócio: o aço inox não carece de manutenções profissionais ou trocas frequentes de peças! A durabilidade de móvel hospitalar em inox é excelente, um ponto que favorece a empresa qualitativamente e economicamente. Pois, em um ambiente estéril, a resistência do material é uma mostra de que o bem-estar de quem utiliza o espaço é o mais importante. Por outro lado, também ajuda as finanças do negócio a se manterem equilibradas e evita gastos regulares com a reposição de equipamentos.

 

Quais são os produtos de aço inox para ambiente estéril?

Existem diversos produtos hospitalares diferentes que podem ser feitos a partir do aço inox como matéria-prima. Além de todas as qualidades já mencionadas sobre o aço inox, a variedade de móveis é outro benefício. É possível comprar móvel hospitalar em inox sob encomenda, o que permite um planejamento de personalização dos móveis de acordo com seu hospital, laboratório ou consultório.

Você pode encontrar armário para medicamentos em inox e mesa de manipulação em inox, por exemplo. Dispensador em inox, que pode armazenar e ser usado para higienização com sabonete líquido e álcool gel – ainda mais necessário em um momento de Covid-19. Também existe a possibilidade de comprar escada hospitalar em inox, suporte para soro, pass through para sala limpa. Mictórios coletivos e pedal de acionamento automático. Mictórios, prateleiras, torneiras: tudo o que você precisar!

 

Como comprar produtos de aço inox para ambiente estéril?

IMagem mesa em inox

Alguns aspectos a serem considerados na hora de comprar equipamentos em inox são a experiência da empresa fornecedora, a qualidade do produto, o atendimento de resoluções da Anvisa e os prazos de entrega responsáveis. Sabe onde você encontra? Na Sica Inox, excelência em móvel hospitar em inox e em outros produtos a partir do aço inox. Acesse e confira!

 

– Leia também:
>>> Lavatórios Cirúrgicos em Inox: o que são e para que servem

>>> A Importância do Expurgo Hospitalar

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário