BLOG

Qual a importância do expurgo na CME?

O expurgo é essencial na CME! Não é para menos, afinal, contribui para que se preste um atendimento de excelência e mais seguro para o paciente.

A imagem mostra um exemplo de um tampo com cuba e expurgo.

Aqui, você descobre detalhes sobre expurgo e entende o porquê ele é tão importante para a CME. Confira e saiba mais sobre ambos!

 

O que é a CME?

A princípio, é importante saber o que é CME. Trata-se da Central de Material e Esterilização, que é equipada para evitar o risco de infecções hospitalares que, inclusive, podem levar o paciente a óbito.

Embora seja sempre citada em CME hospitalar, ela também está presente em clínicas médicas, odontológicas e veterinárias. Em todos os casos, é utilizada para processar artigos médicos como utensílios usados no dia a dia, roupas cirúrgicas e dejetos.

Na Central de Material de Esterilização são realizados diversos procedimentos, como a limpeza e preparo de carga de esterilização e do equipamento médico, bem como a esterilização de material cirúrgico.

A CME funciona como apoio técnico para fornecer suprimentos adequados ao atendimento médico, contribuindo para a máxima segurança e minimização da possibilidade de contaminações por acidente.

 

Tipos de CME

Existem diferentes tipos de CME que a unidade de atendimento pode adotar. A seguir, você conhece quais são e como funcionam:

 

CME descentralizada

Trata-se de um tipo onde cada unidade hospitalar / de atendimento tem sua própria CME para realizar a esterilização e limpeza de equipamentos e materiais usados no dia a dia.

 

CME semi centralizada

Alternativa em que cada unidade faz um preparo inicial do material utilizado no atendimento. Depois dessa etapa inicial, encaminha tudo para a esterilização em um centro de materiais único na unidade de atendimento.

 

CME centralizada

Tipo de central de materiais que atende todos os setores do hospital e prepara, esteriliza e distribui os materiais e equipamentos. Costuma ser a CME mais utilizada por facilitar a padronização de processos de esterilização.

 

– Leia também:
>>> Principais objetos em inox para ambientes estéreis

 

Qual o papel do expurgo na CME?

O expurgo é uma das etapas da Central de Materiais e Esterilização. Inclusive, é nele que todo o processo de higienização começa, contribuindo para que seja feito com qualidade.

O expurgo CME é um equipamento normalmente confeccionado em aço inox. Nele, é possível realizar despejo de dejetos provenientes do atendimento médico e materiais que ofereçam riscos de contaminação acidental.

O termo “expurgo” também pode ser utilizado para designar o setor que é responsável pelo recebimento, conferência, lavagem e secagem de materiais e equipamentos da unidade de atendimento médico / hospitalar.

 

A importância do expurgo para CME

O expurgo para CME é extremamente importante para garantir um atendimento médico de alta qualidade, com risco reduzido de infecções por contaminação acidental.

Ele contribui para que todo o processo de esterilização de equipamentos, materiais e ambiente seja feito de maneira adequada, protegendo o paciente e também profissionais da saúde que utilizam o local.

Portanto, é um investimento que toda unidade de atendimento médico ou veterinário deve fazer. Dessa forma, conseguirá cumprir exigências sanitárias, prestar uma atenção de excelência para pacientes e minimizar a possibilidade de infecções de quem utiliza a área com frequência.

 

Como deve ser o expurgo hospitalar?

Imagem de um expurgo hospitar em inox

O indicado que é o expurgo hospitalar deve ter características específicas para assegurar a excelência em esterilização. Confira quais são as principais:

 

Material

Recomenda-se que o equipamento de expurgo seja fabricado com materiais de alta durabilidade e menor risco de infecções. Um excelente exemplo é o expurgo inox, que é um material com longa vida útil e seguro.

Um dos motivos disso é que o aço inox não enferruja, portanto, é possível ter um equipamento robusto por muito tempo, sem precisar trocá-lo com frequência. Isso também ajuda a economizar em longo prazo, valendo a pena o investimento.

Outra vantagem é que a superfície do aço inox não é rugosa / porosa, o que permite evitar o acúmulo de microrganismos que podem provocar doenças em terceiros que utilizam a área ou equipamento médico. Logo, é muito mais seguro.

 

Estrutura

O expurgo de hospital deve dispor de bancada, cone de despejo e tampa. Também deve ter um sifão para expurgo, que é um complemento importante por bloquear o mau cheiro proveniente do esgoto. Além disso, retém eventuais resíduos sólidos.

 

Comprar expurgo hospitalar

Está em busca de expurgo hospitalar de excelente qualidade? A Sica Inox tem a melhor alternativa para seu estabelecimento! Trata-se de um expurgo totalmente confeccionado com aço inoxidável de alta qualidade, garantindo um produto de longa durabilidade e seguro.

O expurgo em aço inox pode ser comprado na versão com medidas padronizadas ou feito sob medida. Neste último caso, o cliente consegue uma opção personalizada ao espaço que possui e suas necessidades, aproveitando melhor a área e conseguindo uma estrutura adequada para realizar as atividades de atendimento no dia a dia.

A Sica Inox também disponibiliza expurgo veterinário e hospitalar com sistema de jato de água, tampa e kit de instalação, bem como sistema de fixação sem solda, que confere um acabamento perfeito ao produto, sem marcas.

Além de comprar expurgo hospitalar, na Sica Inox também dá para garantir acessórios como o sifão para expurgo e o cone para expurgo, ambos fabricados em aço inox.

 

Por que comprar expurgo hospitalar com a Sica Inox?

A Sica Inox é referência em equipamentos fabricados com aço inoxidável de excelente qualidade, garantindo produtos com longa vida útil, ótimo acabamento e eficiência na redução do risco de contaminação acidental em unidades de saúde.

Há a possibilidade de personalizar o expurgo com automação de sistema de jato de água e a Sica ainda disponibiliza a fixação do cone de expurgo no tampo sem uso de solda.

Todos os produtos Sica Inox são fabricados com foco na qualidade superior, utilizando tecnologia de ponta. Uma delas é a de corte a laser, bem como a dobragem CNC, que resulta em produtos com acabamento e qualidade impecáveis.

Quer comprar expurgo hospitalar com uma empresa experiente e especialista em equipamentos em aço inoxidável? Então, entre em contato com a Sica Inox e aproveite para conhecer detalhes sobre nossos produtos e para garantir itens de excelência para sua empresa!

 

– Leia também:
>>> Lavatórios Cirúrgicos em Inox: o que são e para que servem

>>> O que é uma Sala Limpa?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário