BLOG

Por que usar equipamentos de aço inox para cozinha industrial?

|

Uma cozinha industrial precisa ser extremamente limpa e segura, isso porque é um ambiente que todo cuidado é pouco. Para garantir essa segurança, o melhor material para ter em uma cozinha é o inox. 

Imagem de uma cozinha industrial

O que é o aço inox?

O aço inoxidável, ou popularmente conhecido como aço inox, é uma liga metálica composta de ferro, cromo, carbono e níquel. Ou seja, materiais bastante resistentes à corrosão e ao calor. 

O principal responsável pela não corrosão é o cromo, que entra em contato com o oxigênio e forma uma camada protetora sobre a superfície do aço, dando a capacidade de se tornar impermeável. Portanto, o aço inox deve apresentar, pelo menos, 10,50% de cromo.

 

Quais são os tipos de aço inox?

Dentre as cinco categorias que existem de aço inox, apenas três são utilizadas para utensílios de cozinha industrial, são eles: austeníticos, ferríticos e martensíticos. Descubra o que é cada um.

O aço inox do grupo dos austeníticos recebem um grande número de ligas, é composto por ferro, níquel e cromo. É um material que possui uma ótima característica contra a corrosão, além de ótimas propriedades mecânicas.

Normalmente, esse material está presente em embalagens que entram em contato com óleo vegetal, leite, café e sucos de frutas.

Já o grupo dos ferríticos é o mais utilizado para os utensílios de cozinha. Na liga metálica, ele possui o cromo como principal estabilizante. Normalmente, está presente em embalagens e utensílios em geral.

Ele tem uma ótima resistência à água do mar, à pressão atmosférica e são magnéticos.

Por fim, a família dos martensíticos é o grupo com menor resistência à corrosão, a ligação metálica é bem parecida com os ferríticos. É visto, normalmente, em itens de cutelaria, parafusos, porcas e pás. Mas também está presente no ambiente culinário, principalmente quando é necessário produtos mais resistentes ao desgaste.

 

Por que o aço inox?

São diversas vantagens ao adquirir equipamentos para cozinha industrial em aço inox. Isso porque o inox é um material versátil, funcional, fácil de limpar e higiênico. Confira alguns dos principais motivos:

 

Estética

O aço inox é super moderno. Com um visual industrial, uma cozinha com esse material é a escolha certa tanto para ambientes profissionais, quanto para cozinhas caseiras.

É um visual neutro, que combina com diversas decorações e cores, por isso, a pegada rústica é uma das queridinhas do momento e tem tudo para ficar presente por muito mais tempo. 

 

Limpeza

O aço inox é um material simples para limpar. Uma bancada inox para cozinha industrial, por exemplo, pode ser limpada apenas com um pano molhado e voltará ao seu estado original, sem manchas ou marcas.

Caso só o pano molhado não seja o suficiente, um detergente neutro pode cumprir muito bem o papel e garantir a limpeza da sua cozinha industrial sem problemas. É um material extremamente higiênico. 

 

– Leia também:
>>> Quais os cuidados para montar uma cozinha industrial?

 

Resistente à corrosão

Mesmo em contato com alimentos com muita acidez, o aço inox evita com que o material seja danificado e contamine o alimento em si. Além disso, ele também possibilita com que os compostos ácidos não interajam na superfície do material.

Ou seja, abrigos de bactérias em pequenas fissuras ou de fungos, por exemplo, são evitados ao utilizar um material em aço inox.

 

Resistente às altas temperaturas

O aço inoxidável é altamente resistente às altas temperaturas, mais um dos motivos de estar tão presente nas cozinhas industriais. Como ele é feito de um material que aguenta temperaturas abaixo de zero e extremamente quentes, é uma ótima opção para produtos de aço inox para cozinha industrial

Por esse motivo, os revestimentos em aço inox são comuns e bem vistos nas cozinhas, como em bancadas, geladeiras e até mesmo em cuba em inox de cozinha industrial.

 

São 100% recicláveis

O aço inoxidável é considerado um dos materiais mais recicláveis do mundo, isso se dá porque ele consome pouca energia e provoca menos impacto ambiental por todas as substâncias estarem na mesma família química. 

Além disso, é possível utilizar inúmeras vezes o aço que passa pelo processo de reciclagem. Ou seja, novos produtos, mas sem perder a qualidade inicial que é o motivo principal da escolha do aço inoxidável.

 

Segue os padrões sanitários da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA é um órgão responsável pela promoção e proteção da sociedade em âmbitos sujeitos à vigilância sanitária. Isso é, atua em todos os processos que envolvem a confecção de alimentos, por exemplo. 

Por isso, dentro de uma cozinha industrial, a ANVISA atua com normas para a obtenção do alvará de funcionamento, o qual frisa a higiene e segurança alimentar, que engloba desde o transporte do alimento até o armazenamento e produção.

Por esse motivo, a presença do inox nos utensílios e móveis de uma cozinha industrial é um aliado não só dos clientes, mas também do proprietário. Além de garantir a fácil limpeza, como citado anteriormente, o aço inox também impede a presença de pragas e outros tipos de contaminação que possam vir a acontecer.

 

Ótimo custo-benefício

O aço inoxidável também trabalha junto com o bolso do cliente. Se comparado aos outros tipos de aço e suas devidas manutenções, o inox lidera em relação ao custo- benefício que ele proporciona. 

 

Mantém as propriedades dos alimentos 

Os equipamentos de aço inox são inertes aos alimentos, isso é, ao entrar em contato com a comida, o material não cria microfissuras, muito menos tem alguma alteração como arranhões, mantendo assim as propriedades de cada alimento, incluindo aromas, sabores e aparência.

 

Onde adquirir materiais em aço inox

Imagem de produtos em aço inox para cozinhas

Agora que você já conhece as principais vantagens de uma cozinha industrial em aço inox, está esperando o que para garantir a sua?

A Sica Inox tem os melhores materiais em aço inoxidável sob medida e está esperando o seu contato para fazer um orçamento. Entre em contato agora por email ou WhatsApp e garanta o melhor na sua cozinha industrial!

 

– Leia também:
>>> Qual o tamanho ideal para a cuba de cozinha?

>>> 6 vantagens do móveis em aço inox. Conheça!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário