BLOG

A Importância do Expurgo Hospitalar

O Expurgo Hospitalar funciona como um setor que provém de um equipamento para despejo de sangue, dejetos, líquidos provenientes de cirurgias ou materiais que oferecem algum tipo de risco.

A Importância do Expurgo Hospitalar

De acordo com um estudo feito pelo Hospital Albert Einstein, o maior risco ambiental a partir dos resíduos hospitalares é representado pelo chamado lixo infeccioso. Caracteriza-se pela presença de agentes biológicos como sangue e derivados secreções e excreções humanas, tecidos, parte de órgãos, peças anatômicas, além de resíduos de laboratório de análises e microbiologia, de áreas de isolamento, de terapias intensivas, de unidades de internação, assim como materiais perfurocortantes.

Uma vez que estes materiais entrem em contato com o solo ou a água, podem causar sérias contaminações no ambiente e causar danos a vegetação. Também podem haver sérios problemas caso esses materiais contaminados entrem em contato com rios e lagos ou até mesmo com lençóis freáticos, pois desta forma a contaminação irá se espalhar com maior facilidade, prejudicando qualquer ser vivo que entrar em contato com essa água.

Desta maneira, o Expurgo Hospitalar por ser um equipamento voltado para descarte de resíduos infecciosos é de suma importância em hospitais.

É no expurgo, que são acondicionados também, todos os sacos de resíduos hospitalares, subdivididos em tipos de resíduos para o descarte, materiais como artigos críticos e semicríticos para a limpeza e desinfecção, e ao encaminhamento para a esterilização dos materiais.

Alguns Cuidado com o Setor de Expurgo

  • O Expurgo deverá dispor de bancada, cone de despejo e tampa, para desprezar efluentes relacionados à assistência aos clientes e pia com torneira para lavagem de materiais.
  • Os materiais 9comadres e papagaios, baldes e outros) usados que aguardam limpeza, os Hampers de roupa suja fechados e o lixo, devidamente acondicionado em lixeiras com tampa, deverão ser estocados no expurgo, permanecendo pelo menor tempo possível.
  • Os Hampers com roupa suja deverão ser identificados com nome da unidade, data e horário.

Fonte: Enfermagem Ilustrada

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Open chat